sábado, 12 de março de 2011

Grito de alerta

A natureza já vem de algum tempo mostrando o que o desequilíbrio é capaz de provocar.
A tristeza e o sofrimento com as alterações climáticas e as catástrofes naturais como a tsunami que varreu o litoral norte do Japão devem servir de máximo alerta.
Qual o custo do nosso desenvolvimento?
A que preço batemos recordes de produção e de vendas de veículos e de petróleo?
Quantas vidas valerão o desmatamento alucinante?
A Campanha da Fraternidade deste ano lançada na última quarta-feira de cinzas tendo por tema o meio ambiente parecia profetizar a tragédia japonesa. Calma, foi apenas uma coincidência, pois tudo isto já era esperado um dia, desde que o homem vem ocupando o mar avançando sobre ele com a mesma fúria dos que trocam as matas por pastagens e monoculturas como as de soja ou cana de açucar.
Olhando o Brasil, nunca vi tantas alterações climáticas e tragédias a se repetirem, ora enchentes e deslizamentos de um lado, e de outro, secas e um processo inexorável de desertificação.
A hora não é apenas de reflexão, mas sim de ação, ação de todos. Governos e pessoas. Ou fazemos mudanças estratégicas e comportamentais agora, ou vamos todos nos preparar para tragédias bem maiores.

Um comentário:

  1. Reflexões extremamente importantes do juiz e professor Anselmo, que apela para nossa sensibilidade em mudar comportamento em uma vida moderna. Concordo em que é hora de mudar: plantar em vez de desmatar, racionalizar o uso da água, não jogar lixos nas ruas e entupir os esgotos e muito mais, dando exemplo aos nossos filhos e a outros ao nosso lado. O desequilíbrio do planeta refletido nos distúrbios sísmicos e atmosféricos tem sido de fato assustador e a matéria chama a atenção para três vetores decisivos: um referente ao de nossas ações pessoais preventivas e dois relacionados aos governos tanto na fiscalização e punição, quanto na antecipação das ocorrências para salvar vidas.
    Agora, gostaria de fazer um apelo aos leitores: comentem a matéria, porque é através da manifestação da opinião pública que a pressão aumenta sobre as autoridades e ajuda no processo de sensibilização de todos. Parabéns ao prof. Anselmo, pela postagem.

    ResponderExcluir